Como Nutricionista acredito (e defendo !) que uma alimentação saudável e balanceada é aquela que contém todos os nutrientes em qualidade e quantidades adequadas. Nunca fui radical em minhas prescrições, sigo a ciência e não o modismo dos blogs e revistas que abordam assuntos sobre saúde e alimentação.
Somos o que comemos, mas cada indivíduo, como organismo vivo, responde de maneira particular à ingestão de determinados nutrientes, o que faz com que, o que é benéfico para uns passe a ser extremamente prejudicial ao organismo de outros. Isso funcional com todos os nutrientes, incluindo o glúten e a lactose, tão comentados no momento.
Como já disse, não pratico o radicalismo alimentar e só faço a retirada total do glúten e da lactose à indivíduos que realmente apresentam necessidade para isso.
Ser saudável é um conjunto de fatores e a alimentação é uma parte importante deles ! Variedade e moderação são leis da nutrição, então porque não experimentar um pouco de tudo o que a natureza (disse natureza, não indústria de alimentos !) nos oferece ?
Sou mãe, tenho duas filhas e apenas meu marido é intolerante à lactose aqui em casa, então procuro adequar as preparações de modo a atender à necessidade de todos.
O leite de vegetais (que além de saudável, isento de lactose é muuito saboroso) é umas das opções que vieram para ficar ! Muito prático, além do leite, o resíduo vira ricota, requeijão, recheio de torta, massa de panqueca, enfim ... uma verdadeiro festival de opções, além do aproveitamento integral do alimento !
Para quem nunca provou e ficou tentado a experimentar, aqui vai a minha dica ... Faça !!!,tenho certeza que não vai de arrepender.
O leite pode ser consumido puro, batido com frutas, em preparações substituindo o leite de vaca, em iogurtes. Batido com morango é um manjar dos deuses !!!
Chega de blá blá blá .... Vamos à receita !!!
- 1 xícara de amêndoas crua (não pode ser salgada!) ou castanha do Pará (eu faço com as duas, meia xícara de cada !). Pode ser feito também com castanha de cajú.
- 3 a 4 xícaras de água filtrada (se quiser pode ser feito com água de coco, para aqueles de preferem um sabor mais docinho)
Deixe as amêndoas e castanha de molho em água por 8 a 12 horas. Escorra a água, lave bem as castanhas e amêndoas e, se quiser um resíduo bem branquinho, retire a pele das amêndoas.
Coloque as amêndoas e castanhas no liquidificador, acrescente a água ( quanto mais água mais diluído ficará o leite ! Se preferir mais concentrado acrescente menos água) e bata.
Com o auxílio de um coador de voal, pano fino e limpo ou coador com trama bem finininha, coe para separar o sólido do líquido. Esprema bem para retirar o máximo de líquido (é como ordenhar, faça os mesmos movimentos .... te garanto, é terapêutico !!! kkk)
Guarde o leite em recipiente de vidro sob refrigeração (validade de 3 dias )
O resíduo pode virar ricota, requeijão, ou torrar e virar farinha!
Agora é com você !, mãos a obra !
Bjosss