quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pratinho 4S ... Simples, saboroso e suuuper saudável !!!!


Hoje tirei a manhã para caprichar na preparação do almoço das meninas ! Como cada uma tem seu prato favorito, acabei montando um com um pouco do que cada uma gosta .... O resultado foi esse Pratinho 4S ... kkkk ... Simples, saboroso e super saudável !!! Arroz 7 grãos, carne moída com cenoura e couve e ervilha torta, para acompanhar uma saladinha básica de alface, tomate cereja e beterraba ralada.
Super prático e divertido, consegui colocar 5 cores no prato .... festival de  vitaminas e minerais !
Diversificar nas preparações e caprichar no visual é o segredo para tornar qualquer preparação irresistível para a garotada !
Animou ? Coloque a mão na massa !!!  faça um pratinho divertido e saudável para seu filho, tire uma foto da sua obra de arte e mande para mim ! Quem sabe seu prato não é a próxima inspiração para  muitas mamães !!!! 
Bjos no coração ! 

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Descobrindo os sabores dos Caldos caseiros e abandonando de vez os Industrializados !


O post de hoje é sobre Caldos, mas não aqueles concentrados que a maioria das mamães conhecem, quadradinho, embalado dentro da caixinha, exposto nas prateleiras do mercado,prontinho para serem comprados  .... esses não deveríamos ousar atribuir esse nome, uma vez que são "Temperos Artificiais" que apresentam em sua composição glutamato monossódico (componente químico usado como realçador de sabor em alimentos industrializados. Estudos apontam provável relação entre consumo e desenvolvimento de doenças como Parkinson, Alzheimer, Isquemia e hiperatividade, obesidade, reações alérgicas e enxaqueca em crianças), elevadas concentrações de sódio (uma unidade de caldo de carne concentrado tem aproximadamente 1,9 g  de sódio, e a recomendação da Organização Mundial de Saúde é que a ingestão total diária desse mineral seja de 5 g), gorduras (segundo ingrediente da lista de componentes desse "tempero", o que significa que gordura vegetal é o ingrediente em segunda maior quantidade), além de corantes, espessantes e Glúten !!!
O uso crescente desses produtos na culinária tem contribuído para o agravo e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a Hipertensão Arterial.
A obesidade também é uma das consequências associadas ao consumo dessas substâncias, que atuam no controle do apetite (são neurobloqueadores do hipotálamo), aumentando a quantidade de alimentos ingeridos levando ao ganho de peso (não só em adultos mas principalmente em crianças, principais vítimas dos alimentos ultra-processados!).
Agora que você já conhece a verdade sobre esses produtos é hora de abandonar velhos hábitos e aprender a preparar seu próprio caldo caseiro, seja ele de carne, frango ou legumes, afinal é a sua saúde e de sua família que está em jogo.
Temida por ser uma preparação demorada e complicada, a regra é deixa-la bem simples e prática com algumas dicas que facilitarão a sua decisão, pois acredite, depois que notar a diferença que um bom caldo caseiro faz no sabor da comida, nunca mais você vai querer o antigo quadradinho !  Vamos lá ....

Um Caldo (ou fundo como também são chamados) nada mais é do que cozinhar em líquido! Seja carne, peixe, frango ou legumes, todo o sabor do ingrediente passará para o líquido, então quanto mais tempo você deixar reduzir o caldo, mais forte e concentrado será o sabor ! O ideal é que fiquem reduzindo por pelo menos 1 hora.

Fácil né ! então hoje vamos começar com o caldo de legumes.
Uma receita clássica (e básica) de caldo de legumes leva duas combinações de ingredientes aromáticos : 
- Mirepoix (combinação de cebola, cenoura e talos de salsão) 
- Bouquet garni (combinação de louro, tomilho e talos de salsa . Como o próprio nome diz, é um bouquet de ervas amarradas com barbante).

Embora essas sejam as combinações clássicas, nada impede de incrementar seu caldo com outras ervas, legumes ou especiarias. Meu caldo de legumes sempre leva alho poró, pimenta, dentes de alho e sal grosso (uso o rosa, em pequena quantidade, só para não ficar insosso).  Corte os legumes em pedaços de mais ou menos 1 a 2 cm. Use a imaginação e crie combinações que despertem seu paladar.


-Evite usar folhas, pois são muitos delicadas e não respondem bem à fervura, prefira sempre os talos !
- Na hora de escolher as ervas é interessante ler um pouco a respeito dos sabores e combinações antes de começar a colocar na panela tudo que tem na hortinha de casa.
- Salsa, coentro e hortelã são ervas mais sensíveis, por não suportar o cozimento acabam perdendo o perfume; já alecrim e tomilho resistem bem e conferem um perfume incrível ao caldo.
- Gengibre em lascas, anis estrelado, cravo, cardamomo são opções para quem gosta de um caldo mais perfumado e exótico.
- Não prepare os caldos em pequenas quantidades ! Faça uma panela bem generosa e depois congele em recipientes de vidro para usar em preparações posteriores !

Hora de colocar a mão na massa ....

Para aproximadamente 3 Litros de água você vai precisar de :
- 2 cebolas grandes (descascadas)
- 1 cenoura grande (descascada)
- 3 talos de salsão
 Prepare o mirepoix  (corte a cebola, cenoura e talos de salsão em pedaços de aproximadamente 1 cm)
- Escolha as ervas que irão compor seu bouquet garni (talos de salsa, 1 folha de louro, 1 ramo de tomilho)
- Leve a panela ao fogo com a água, os legumes as ervas, sal (1 colher chá de sal rosa grosso) e a pimenta.
- Assim que ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar por aproximadamente 1 hora.
- Desligue o fogo, deixe esfriar, coe com o auxílio de uma peneira e guarde em recipientes para ser congelado (no freezer durabilidade de 3 meses e na geladeira de 3 dias) !

Use a base de legumes e acrescente a carne, frango ou peixe para a preparação dos outros caldos.
Para preparar caldos de carne prefira músculo, pescoço e articulações; para o caldo de frango o pescoço e as asas, já o de peixe use a espinha e a cabeça.

Pronto ! Agora você não tem mais desculpa para continuar usando os industrializados.





segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Domingo é dia de Risoto !


Para muita gente, Domingo é dia de sair da "dieta" e cometer algumas extravagâncias gastronômicas !!! A ideia de que comida saborosa é aquela rica em gordura saturada e sódio está perdendo espaço para os amantes da gastronomia funcional. Comer bem e de maneira saudável e equilibrada pode e deve ser saboroso, com gostinho de quero mais !
O Quem Ama Cozinha traz hoje uma receita de Risoto de Shitake, Cogumelo Paris e Brócolis feito com manteiga Ghee, Óleo de gergelim e biomassa de banana verde, uma versão mais saudável e nutritiva para os amantes da "comida de verdade" ! A substituição da manteiga tradicional,  do creme de leite  e do queijo parmesão fazem desse prato uma escolha perfeita para os intolerantes à lactose.
Vamos à receita ?
O primeiro passo é caprichar no caldo de legumes, que vai ser o grande responsável pelo sabor do prato. E como aqui não tem espaço para os ultra-processados, arregace as mangas e vamos aprender a fazer um caldo de legumes super prático que vai servir de base para seus risotos, sopas e até mesmo para o arroz e feijão de cada dia.
Em uma panela, leve ao fogo 1,5 L de água com 1 cebola descascada e picada em 4 pedaços, 1 cenoura descascada cortada em rodelas grossas, 3 pimentas biquinho, 2 ramos de salsinha, talo de salsão, 2 dentes de alho e alho poró (pode der cortado em rodelas ou em pedaços maiores). Deixe ferver por aproximadamente 40 minutos em fogo baixo baixo e pronto .... Caldo de legumes fresquinho e natural. Coe com auxílio de uma peneira grande e os legumes podem ser utilizados em saladas, caldos e purês.

Caldo pronto, hora de começar a preparação !
- 1 cebola picada bem miudinha
- 100 g de cogumelo shitake
- 100 g de cogumelo paris
- Alho poró picado a gosto
- 100 g de brócolis cozido no vapor
-1/2 taça de vinho branco
- 1,5 L de caldo de Legumes
- 2 colheres (sopa) de manteiga Ghee
- 100 g de biomassa de banana verde
- 2 xícaras de arroz arbóreo 
- salsinha fresca
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- Pimenta do reino a gosto
- Sal marinho ou sal rosa à gosto
- Nozes trituradas
- Gergelim tostado
Em uma panela aqueça  1 colher de sopa de manteiga ghee e o óleo de gergelim, refogue metade da cebola,o alho poró e acrescente os cogulemos. Assim que estiverem macios coloque o brócolis e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Em outra panela, aqueça 1 colher de sopa de manteiga ghee, refogue a outra metade da cebola e acrescente o arroz, mexendo sempre ! Quando as pontas do grão de arroz estiverem transparentes acrescente o vinho e continue mexendo. Mantenha o fogo baixo e vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes sem parar de mexer o arroz, lembrando de provar o arroz e desligar o fogo quando estiver al dente ! Não esqueça do sal !
Nesse momento acrescente os cogumelos e a biomassa (que será o substituto do creme de leite !) Se quiser acrescentar um pouco de leite vegetal de castanhas também fica muito bom.
Acrescente a salsinha, gergelim tostado e salpique as nozes !
Para a criançada sirva com suco de uva integral, já os papais podem aproveitar e degustar uma taça de vinho tinto, excelente acompanhamento para esse prato !
Bjos no coração !
  


sábado, 27 de agosto de 2016

Sábado é dia de desjejum caprichado em família !!!


Sábado é dia de desjejum caprichado em família !!! 
Prática, saudável e super gostosa, essa versão de Crepioca com chia vai fazer o maior sucesso com a garotada.
Hoje fiz a versão salgada, mas para quem não resiste a um docinho do bem basta amassar uma banana prata e adicionar à massa junto com uma pitada de canela que a versão doce ganha forma e um lugar cativo no seu coração !!!!
Ai vai a receitinha ....
- 1 ovo
- 3 colheres de farinha de tapioca
- 1 colher de requeijão light ou creme de ricota light
- 1 colher de chá de chia
- pitadinha de sal rosa ou marinho
Misture tudo e despeje a mistura em uma frigideira untada com manteiga ghee e deixe cozinhar em fogo baixo. Assim que dourar vire a crepioca e deixe cozinhar do outro lado. Se preferir pode despejar a massa aos poucos e fazer crepiocas individuais (aqui em casa eu faço assim, cada um ganha a sua !) Prontinho  .... desjejum delícia para a família toda !


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Snack saudável para seu filho comer sem culpa !


Como nutricionista e apaixonada pela alimentação infantil, posso dar meu testemunho que o número de crianças encaminhadas para avaliação e acompanhamento nutricional com diagnóstico de diabetes,excesso de peso, hipercolesterolemia e hipertensão arterial tem crescido assustadoramente !
Doenças até então características da idade adulta tem se manisfestado precocemente  em função dos hábitos alimentares inadequados da maioria das crianças, associado ao aumento do sedentarismo.
Entre os alimentos preferidos da garotada estão os temidos "salgadinhos industrializados", que apresentam em sua composição elevado teor de sódio e gordura trans, além de conservantes, estabilizantes, corantes, acidulantes, flavorizantes .... enfim,  verdadeiras bombas calóricas (que denominamos de calorias vazias, uma vez que não fornecem quase nenhum nutriente) recheadas de  aditivos !
A receita de hoje traz mais uma alternativa saudável e natural para substituir esses vilões da alimentação infantil (veja também o post sobre chips de batata doce e inhame !), com o grão de bico como estrela principal.
Prático e  rápido de fazer, esse snack de grão de bico fica irresistível com a maioria dos temperos, então deixe a imaginação rolar solta e teste diferentes versões.
Comece cozinhando o grão de bico (lembrando das dicas do post anterior sobre a importância de deixar o grão de molho por pelo menos 8 a 12 horas ). Aqui em casa sempre que cozinho grão de bico para fazer massa de torta separo uma porção generosa para virar snack ! A dica é cozinhar sempre um pouco a mais e congelar em porções, o que facilita e muito a preparação dessa delícia !
Em uma forma espalhe o grão de bico cozido, regue com azeite extra-virgem ou óleo de gergelim e tempere com condimentos e ervas desidratadas de sua preferência.
As versões campeãs são páprica, cominho e sal rosa; tomilho e pimenta cayena, curry e gengibre e salsinha e manjericão !
Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos, lembrando de mexer a cada 10 minutos para que não queimem. Todo cuidado é pouco, uns minutinhos a mais e os grão ficam extremamente duros e impossíveis de comer.
Para preservar a crocância, guarde em potes hermeticamente fechados !
Prontinho .. snack saudável para seu filho comer sem culpa !

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Bolo de Cenoura versão funcional para a Garotada ... esse pode (e deve !!)


Quando o assunto é bolo, tem muito adulto querendo ser criança só para ganhar dois pedaços kkkkk, dai bate aquele arrependimento  e um enorme sentimento de culpa só de imaginar a quantidade de  calorias ingeridas.
A receita de hoje você vai poder comer sem culpa, além de ser uma excelente opção para o lanche escolar da garotada !
Já falamos anteriormente que os bolinhos industrializados, que ainda compõem a maioria das lancheiras, são ricos em açúcares, gorduras trans, conservantes, aromatizantes e corantes, além de quase nenhum ingrediente nutritivo, o que torna a versão caseira uma melhor opção de escolha, muito embora a  maioria  seja feita com farinha branca, leite e açúcar refinado, o que eleva o valor calórico e deixa a preparação  pobre em nutrientes do bem.
Essa versão caseira turbinada do Bolo de Cenoura tem como diferencial a escolha dos ingredientes e a combinação de sabores, que vai fazer com que você abandone a velha receita quando a garotada pedir repeteco !
Como aqui em casa estamos na fase lactose free, o leite de vaca foi substituído pelo vegetal (usei o de coco), a farinha branca pela farinha de aveia (que embora naturalmente isenta de glúten (sua proteína é a avenalina) pode apresentar traços dessa proteína por contato com outros grãos em alguma fase do processamento, o que pode prejudicar a saúde dos celíacos ou intolerantes ao glúten) e a manteiga pelo óleo de coco.
Como é impossível pensar em bolo de cenoura sem a cobertura de chocolate, nessa receita funcional fiz algumas substituições para garantir mais saúde sem abrir mão do sabor. O chocolate ao leite foi substituído pelo cacau em pó e o creme de leite deu lugar à biomassa de banana verde ..... sim, aquela que você aprendeu a fazer em post anterior ! A biomassa confere consistência e cremosidade, e o óleo de coco dá o toque final !

                                                   Receita de Bolo de Cenoura Funcional



Massa: 2 cenouras orgânicas médias descascadas, 3 xícaras de farinha de aveia, 1 xícara de açúcar demerara ou açúcar de coco, 3 ovos, 1/2 xícara de leite de coco, 1 colher (sopa) de óleo de coco, 3 colheres (sopa) de semente de linhaça, 1 colher (sopa) de fermento em pó. 
Bata no liquidificador as cenouras com os ovos, açúcar, leite de coco e óleo de coco. Em uma vasilha coloque a farinha e a linhaça ,acrescente a mistura e por último adicione o fermento. Asse em forma untada em forno médio pré-aquecido.

Cobertura (ganache de biomassa): 3 colheres (sopa) de biomassa, 2 colheres (sopa) de cacau em pó, 1 colher (chá) de óleo de coco. Misture tudo e leve ao fogo para engrossar. Cubra o bolo e salpique aveia em flocos e semente de linhaça.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Promessa é Dívida ... Receitinha especial com Ora-Pro-Nóbis !!!!


Promessa é dívida !!! ainda mais quando a promessa é de uma receita do bem, recheada de sabor e saúde. Semana passada fiz um post falando das propriedades da ora-pro-nóbis ... sim, aquela planta alimentícia não convencional que muitos tem no quintal de casa e desconhecem a riqueza de seus nutrientes e sua versatilidade de preparações. 
Como minha muda ainda não brotou, a quantidade de folhas que eu tinha não era muita, então optei por utilizá-las em um refogado, juntamente com cebola, alho, tomate e frango desfiado para compor o recheio de uma torta rápida (essas de liquidificador ! ....mas nada de farinha branca !)
O resultado ficou sensacional, digno de um jantar saudável em família nota 10 !
Bora anotar os ingredientes ?

Para o refogado você vai precisar de 1 xícara de folhas de ora-pro-nóbis higienizada e picada, 1/2 cebola picada, 3 dentes de alho picados,1 tomate picado (com pele e sementes !), 1 xícara de frango cozido e desfiado, alho poró a gosto, azeite extra-virgem, 3 pimentas biquinho picadas, sal rosa e salsinha.

Em uma frigideira, doure o alho, a cebola e o alho poró no azeite extra-virgem, depois acrescente a ora-pro-nóbis e deixe murchar. Acrescente o tomate, o frango, a pimenta e o sal. Deixe refogar por alguns minutos e reserve.

 Para a massa: 2 xícaras de farinha de aveia, 1 xícara de farinha de linhaça, 1/2 xícara de amaranto em flocos, 3 ovos, 1 xícara de leite vegetal (eu usei o de arroz mas pode ser leite de vaca sem lactose para quem preferir), 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim (ou óleo de canola),1 colher (sopa) de fermento em pó, sal rosa ou marinho a gosto para temperar.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente o fermento e dê mais uma leve batida.
Despeje a massa em forma untada e enfarinhada (com farinha de aveia), coloque o recheio por cima e salpique 1 colher de amaranto em flocos, salsinha e gergelim tostado. Asse em forno médio pré-aquecido por 30 a 40 minutos.
Bom Apetite !!!!

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sugestão para o final de Semana ... Quiche Saudável com Massa de Grão de Bico !

 
Final de semana chegando  ... Hora de caprichar no jantar da garotada !!!
A receita de hoje vai agradar até os paladares mais exigentes , já que para ganhar a concorrência com a pizza da sexta-feira, a troca precisa ser feita com uma preparação saudável porém recheada de sabor !
Essa quiche difere das tradicionais já na escolha dos ingredientes da massa, que usualmente são feitas com farinha branca e manteiga.  Essa versão mais saudável traz a isenção da farinha e sua substituição por grão de bico cozido e um toque de azeite, que confere leveza e crocância à massa.
O recheio pode ser a base de legumes e verduras ou agregar uma fonte de proteína. Minha escolha hoje foi o brócolis, alho poró e cogumelo paris (combinação perfeita !!!!)
Anote os ingredientes e arrase no jantar de hoje !

MASSA: 3 xícaras de grão de bico cozido, 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem, sal rosa, de ervas ou marinho e pimenta à gosto. Deixe o grão de bico de molho por 8 a 10 horas (para neutralizar o fitato - considerado fator antinutricional por dificultar o processo digestivo e impedir a adequada absorção e assimilação  de cálcio, zinco, ferro e magnésio pelo organismo). Cozinhe em panela de pressão por 10 a 15 minutos (água suficiente para cobrir os grãos).
Depois de cozido bata no liquidificador ou processador com um pouco da água do cozimento (vá acrescentando aos poucos) o azeite, sal e pimenta até a consistência de massa moldável. Forre o fundo e as laterias de uma assadeira de fundo removível e leve ao forno médio pré-aquecido por 10 minutos para pré-assar.

RECHEIO: 2 xícaras de brócolis cozido, 1 xícara de cogumelo paris fatiado, alho poró picado a gosto (eu coloquei 1 xícara), 5 ovos, azeite extra-virgem para refogar, sal (usei o sal de ervas), pimenta e salsinha a gosto. Em uma frigideira refogue no azeite o alho poró, o cogumelo e o brócolis já cozido, acrescente os temperos. Despeje o recheio na massa pré-assada e por cima coloque os 5 ovos já temperados com sal, pimenta e salsinha ligeiramente batidos.
Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos !

Pronto ... jantar leve, nutritivo e muito saboroso para toda a família!

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Atendendo a pedidos ... Ghee ! Manteiga caseira sem lactose


Atendendo a pedidos (inclusive do marido, que recentemente se descobriu intolerante à lactose e precisou reaprender a se alimentar) o post de hoje traz informações e a receitinha básica da tão comentada Manteiga ghee. 

Afinal, o que é a ghee ?, Como fazer ?, Quais seus benefícios, Como Utilizar ????
Muita calma nessa hora !!! a ideia aqui é esclarecer as principais dúvidas sobre esse alimento, orientar seu consumo e ensinar a preparar a versão caseira (que além de ser bem prática e rápida vai poupar alguns bons reais quando comparada à versão industrializada!)

A  ghee (ou manteiga de garrafa como também é conhecida) é uma forma estável de manteiga clarificada, praticamente isenta de lactose e proteína do leite (o que a torna uma opção para os intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite*) rica em vitaminas (em especial a A), antioxidantes (prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres) e ácido butírico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir estados inflamatórios.

* ATENÇÃO: Por se tratar de um processo artesanal, a retirada dos resíduos de lactose e proteína podem não ser totais, o que para um intolerante podem resultar em reações. Recomendo cautela no uso !

Alimento fundamental na mesa dos indianos e nos cardápios da alimentação Ayurveda, a ghee é obtida através da fervura da manteiga tradicional sem sal (processo de clarificação - onde a lactose, sal e toxinas são retirados), resultando em um sabor mais acentuado (levemente amendoado) que o da manteiga tradicional, o que diminui a quantidade de utilização nas preparações (faça sempre o teste antes de fazer a equivalência com outros óleos ! Em geral a medida de ghee corresponde a um pouco mais da metade do que se utilizaria de outra fonte de gordura).

Assim como a manteiga tradicional, a ghee continua sendo um tipo de GORDURA e cada colher de sopa corresponde aproximadamente à 110 Kcal ! Nada de exageros !!!

Outro ponto importante é que a ghee tem um ponto de fumaça mais alto que os outros óleos (não queima ou se oxida facilmente), o que a torna uma excelente opção para assar, grelhar, fritar ou refogar.

Como Fazer : Coloque 250 g de manteiga sem sal em uma panela e leve ao fogo baixo para derreter
Em seguida ao derretimento a manteiga levantará fervura e ocorrerá a formação de uma espuma
Em seguida essa espuma vai baixar
Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo
Deixe esfriar e observe no fundo da panela a presença de cristais (é a lactose !!!)
Coe a mistura usando um coador de voal ou pano tipo fralda (coador comum deixa passar os resíduos de lactose !)
Coloque em pote de vidro com fechamento hermético e leve para geladeira para endurecer.
Outra maneira de fazer é ghee é retirar a espuma com auxílio de uma escumadeira (repetir esse processo de formação de espuma pelo menos 2 a 3 vezes) e depois de frio coar.

A ghee pode ser mantida em temperatura ambiente (validade de 4 meses), mas para evitar formação de fungos e aumentar a durabilidade aconselho manter sob refrigeração (validade de 6 meses) !

Ghee pronta, agora é hora de soltar a imaginação !!! Use em torradas, refogados, preparo de massas, bolos, grelhados e até para estourar a pipoca !
Bora testar !

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Adeus Sal ... Adeus Excesso de Sódio ... Conheça o Sal de Ervas !!!

Como diria o famoso Chef francês Erick Jac quin ... o segredo de uma boa comida é o "Tompero" !!! Acredito que todos nós concordamos com essa afirmação, afinal o segredo da macarronada da Nona, da carne de panela da Mãe, do Churrasco do Pai, além do amor  ... lógico, é o toque mágico que confere o sabor e transforma aquela preparação em uma receita única, exclusiva !!!!
Quando o assunto é tempero, a estrela principal, sem dúvida alguma é o sal ! Encontrado em diversas versões (refinado, grosso, marinho, light, rosa, etc) esse tempero pode se transformar de estrela à vilão quando o assunto é quantidade. Se consumido em excesso, o sódio (principal componente do sal de cozinha), pode causar ou agravar diversas doenças como Hipertensão Arterial, doenças renais, doenças cardiovasculares, conhecidas como doenças crônicas não transmissíveis (responsáveis por 63% dos óbitos no mundo e 72% dos óbitos no Brasil).
O brasileiro consome diariamente uma média de 12g de sal nas refeições, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de no máximo 5g ao dia !!! Entre os maiores vilões desse consumo exagerado estão os alimentos processados e ultra processados (embutidos, enlatados, comidas prontas,fast-foods,refrigerantes, salgadinhos, macarrão instantâneo, sucos industrializados  e a maioria dos temperos prontos !!!).
Como estratégia para reduzir o consumo diário de sal (e consequentemente de conservantes e gordura) faz-se necessário o resgate do consumo de alimentos in natura. Pensando na saúde e qualidade de vida da sua família, que tal testar essa receita de sal de ervas que diminui em mais de 50% a quantidade de sódio em suas preparações ?
Anota aí !
A receita básica consiste em :
- 25 g de orégano desidratado,
- 25 g de manjericão desidratado,
- 25 g de salsinha desidratada,
- 25 g de cebolinha desidratada,
- 25 g de tomilho ( sálvia, alecrim outra erva de sua preferência)
- 25 g de sal marinho ou sal rosa ( pode ser moído ou grosso)

Bata tudo no liquidificador até virar um pó fino e acondicione em pote bem vedado.
Pronto ! agora é só substituir o sal refinado por essa mistura e agregar mais sabor e saúde às suas preparações.

Quem gostar de um sabor diferenciado é só agregar outros condimentos à mistura básica. Aqui em casa o pessoal adora acrescentar gergelim e linhaça tostados, uma pitada de pimenta cayena e alho desidratado.

A versão desse tempero usando ervas frescas também é uma excelente opção, uma vez que as ervas desidratadas já não possuem as mesmas quantidades dos componentes bioativos. Nesse caso é só bater as ervas frescas já higienizadas no liquidificador até formar uma pasta, agregar o sal e guardar em recipiente tampado na geladeira ( validade até 3 dias, no congelador até 30 dias).

Teste diferentes combinações e abuse da criatividade na hora de temperar o prato da garotada !








quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Yessss ..... hoje é dia de Banana (VERDE) !!!!


Essa semana está recheada de surpresas do bem ! Mais um presente lindo para inspirar as mamães que seguem o blog a caprichar nas preparações dos pimpolhos, agregando mais sabor e nutrientes à alimentação da família. 
Comecei a semana sendo presenteada com uma muda de ora pro nobis e hoje foi o dia de ganhar 2 pencas lindas de bananas verdes orgânicas. Com esse ingredientes aparentemente simples vamos preparar uma mistura preciosa e incrivelmente saudável.
Quando o assunto é banana, diga-se de passagem uma das frutas prediletas das crianças, o mais comum é buscarmos nas feiras as pencas mais maduras e docinhas, seja ela prata, nanica, ouro, da terra .... enfim, ninguém costuma levar para casa uma penca dessas bem verdinhas 
A dica hoje é  mostrar os benefícios que a banana ainda verde pode proporcionar à nossa saúde e ensinar como preparar a tão famosa Biomassa, obtida pela polpa da banana verde cozida .
A Biomassa de Banana Verde é um alimento de baixo índice glicêmico, rico em vitaminas, minerais, flavonoides e amido resistente, um tipo de fibra que contribui para a saúde intestinal (prevenção de certos tipos de câncer e doenças do cólon), além de atuar na redução dos níveis de colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.
Ela pode ser utilizada na preparação de vitaminas, sucos, patês, bolos, doces, massas de pães ou tortas, além de mingaus, sopas e caldos. A farinha de banana verde pode ser utilizada como substituto da farinha de trigo.
O ideal é consumir 2 colheres de sopa de biomassa por dia para desfrutar de seus benefícios.
Super prática e rápida de fazer, com certeza vai fazer parte da sua rotina diária sem grandes sacrifícios.

COMO PREPARAR : A quantidade de banana vai depender do tamanho da sua panela de pressão ! Comece lavando bem as bananas e leve-as à panela de pressão com a casca, preencha com água até cobrir todas as bananas
Tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão. Coloque no fogo baixo e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos. Desligue o foge e deixe a panela esfriar naturalmente até perder toda a pressão.
Descasque as bananas com o auxílio de garfo e faca (cuidado pois estão bem quentes) e bata a polpa no liquidificador com um pouco de água até obter um creme consistente. 

Depois de fria, acondicione em potes com porções pequenas e leve à geladeira (dura até 7 dias) ou congelador (validade de até 2 meses)

Pronto ! Agora é só deixar a imaginação correr solta e utilizar em diversas preparações !
Que tal criar uma e mandar a receita para a gente ! 

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Você já ouviu falar das PANCs ? Apaixonada por esses presentes da natureza !!!


Começar a semana ganhando presentes é tudo de bom, ainda mais quando o presente é rico em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C e proteínas, vai ajudar a turbinar a sua saúde, rever os seus conceitos e abrir seu paladar para novas fontes de minerais, vitaminas,  carboidratos, lipídeos e proteínas ! 
Já sabe do que eu estou falando ????
Há algum tempo venho estudando sobre as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), plantas nativas do Brasil, que encontramos facilmente e que a maioria das pessoas não se dá conta da sua função alimentar. Muitas são consideradas matos espontâneos, ou seja, plantas que crescem espontaneamente nos nossos quintais.

Entre as PANCs mais comumente utilizadas está a ORA PRO NOBIS (essa da fotinho acima), uma cactácea  (cuidado com os espinhos na hora de retirar as folhas !) a qual fui gentilmente presenteada com uma muda, e que antigamente era conhecida como "carne dos pobres" pois propiciava todos os aminoácidos essenciais sem custo algum, já que estava disponível no quintal da maioria das casas. 
Infelizmente seu consumo foi se perdendo com o tempo, mas hoje muitas feiras tem retomado a sua comercialização e muitas pessoas voltaram a cultivá-la em hortas caseiras !
Super versátil, as folhas da Ora Pro Nobis (unica parte comestível da planta) podem ser utilizadas na preparação de saladas, refogados, massas de panquecas, pães, recheio de tortas, omeletes, suflês,bolos, sucos e até sorvetes.

Minha muda já foi para o vaso ... Em breve posto receitas nutritivas e saborosas utilizando esse maravilhoso presente da natureza !
E aí ? Gostou ? Quer saber mais sobre as PANCs ? Leitura imperdível é o livro  Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil -  Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, vale a pena conferir !




sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Mais dicas para uma lancheira saudável ... Bolinho de Ricota com Espinafre !!!!


Ainda em dúvida do que mandar na lancheira do seu pequeno ?  Bora anotar mais uma receita fácil e rapidinha mas cheia de nutrientes do bem !
Essa receitinha de Bolinho de Ricota com Espinafre vai fazer o maior sucesso no lanche dessa sexta-feira ! Mãos à obra !!!!
 Ingredientes: 
1 maço de espinafre picado e refogado no azeite com alho, cebola roxa e alho poró. Acrescentar ao espinafre refogado 1 xícara de chá de aveia em flocos, 2 ovos, 1 / 2 xícara de ricota amassada. Tempere com sal marinho e um pouquinho de pimenta do reino. Modele os bolinho e leve para assar em forno pré aquecido até dourar.

Viu que moleza ? Agora não tem mais desculpa para mandar na lancheira aqueles biscoitos prontos cheios de gordura, sódio e conservantes. 
Lembre-se sempre .... Saúde do seu filho em primeiro lugar !

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Hummm ...Panqueca !!! Massa Integral com Beterraba e recheio de Brócolis e Shimeji


Hummmmm ..... quem gosta de Panqueca levanta a mão !!!!
Queridinha não só pela garotada, a panqueca é uma escolha certeira para quem quer praticidade e muito sabor !
Variando um pouquinho as escolhas mais tradicionais, a receita de hoje combina cor, sabor, e muitos nutrientes nessa versão integral (+ fibras !!!!) com beterraba na massa (fonte de vitaminas A, C,E, K, B1, B2, ácido fólico, cálcio, potássio e ferro! ) e recheio de brócolis (fonte de triptofano, ômega 3, vitaminas A, C e K e do complexo B, cálcio, ferro, zinco e fibras alimentares, além de carotenóides antioxidantes!) e shimeji (pode substituir por frango desfiado). Para finalizar muita salsinha e  gergelim tostado (melhora o perfil lipídico) !
Servidos ????

Ingredientes:

Massa: 1 xícara de beterraba crua ralada (vai dar uma cor incrível para a sua massa !) 1/2 xícara de farinha de trigo integral, 1/2 xícara de farinha de aveia, 1 ovo, 1 xícara de leite vegetal (amêndoas, castanha, coco arroz), 1 colher de óleo de coco (pode substituir por óleo de gergelim, óleo de abacate, óleo de linhaça), sal marinho ou sal rosa a gosto ! Bata tudo no liquidificador. Em frigideira com um fio de azeite acrescente uma porção de massa e deixe dourar, em seguida vire do outro lado até pegar cor.

Recheio: 1 xícara de brócolis cozido no vapor e picado, 1 xícara de shimeji lavado, 1/2 xícara de alho poró, 1/2 cebola roxa picada, 1 xícara de leite vegetal, farinha de arroz o suficiente para engrossar, salsinha, gergelim branco tostado,azeite extra-virgem, sal marinho e pimenta a gosto. Refogue no azeite a cebola roxa e o alho poró, acrescente o shimeji, cozinhe até ficar macio ! Adicione o brócolis cozido, sal, pimenta e o leite vegetal. Aos poucos vá adicionando a farinha de arroz até obter uma consistência cremosa. Por último acrescente a salsinha e recheie as panquecas.
Sirva com o molho branco (feito com o leite vegetal, farinha de arroz , sal , pimenta e noz moscada), salpique salsinha e gergelim tostado. Se preferir pode acrescentar queijo ralado (pode usar a versão sem lactose) e gratinar.

Dica : Se quiser montar um prato bem colorido separe a massa básica em três porções e acrescente beterraba, cenoura e couve (ou espinafre). Você terá massas de três cores diferentes !!!