Atendendo a pedidos (inclusive do marido, que recentemente se descobriu intolerante à lactose e precisou reaprender a se alimentar) o post de hoje traz informações e a receitinha básica da tão comentada Manteiga ghee.
Afinal, o que é a ghee ?, Como fazer ?, Quais seus benefícios, Como Utilizar ????
Muita calma nessa hora !!! a ideia aqui é esclarecer as principais dúvidas sobre esse alimento, orientar seu consumo e ensinar a preparar a versão caseira (que além de ser bem prática e rápida vai poupar alguns bons reais quando comparada à versão industrializada!)
A ghee (ou manteiga de garrafa como também é conhecida) é uma forma estável de manteiga clarificada, praticamente isenta de lactose e proteína do leite (o que a torna uma opção para os intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite*) rica em vitaminas (em especial a A), antioxidantes (prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres) e ácido butírico, uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir estados inflamatórios.
* ATENÇÃO: Por se tratar de um processo artesanal, a retirada dos resíduos de lactose e proteína podem não ser totais, o que para um intolerante podem resultar em reações. Recomendo cautela no uso !
Alimento fundamental na mesa dos indianos e nos cardápios da alimentação Ayurveda, a ghee é obtida através da fervura da manteiga tradicional sem sal (processo de clarificação - onde a lactose, sal e toxinas são retirados), resultando em um sabor mais acentuado (levemente amendoado) que o da manteiga tradicional, o que diminui a quantidade de utilização nas preparações (faça sempre o teste antes de fazer a equivalência com outros óleos ! Em geral a medida de ghee corresponde a um pouco mais da metade do que se utilizaria de outra fonte de gordura).
Assim como a manteiga tradicional, a ghee continua sendo um tipo de GORDURA e cada colher de sopa corresponde aproximadamente à 110 Kcal ! Nada de exageros !!!
Outro ponto importante é que a ghee tem um ponto de fumaça mais alto que os outros óleos (não queima ou se oxida facilmente), o que a torna uma excelente opção para assar, grelhar, fritar ou refogar.
Como Fazer : Coloque 250 g de manteiga sem sal em uma panela e leve ao fogo baixo para derreter
Em seguida ao derretimento a manteiga levantará fervura e ocorrerá a formação de uma espuma
Em seguida essa espuma vai baixar
Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo
Deixe esfriar e observe no fundo da panela a presença de cristais (é a lactose !!!)
Coe a mistura usando um coador de voal ou pano tipo fralda (coador comum deixa passar os resíduos de lactose !)
Coloque em pote de vidro com fechamento hermético e leve para geladeira para endurecer.
Outra maneira de fazer é ghee é retirar a espuma com auxílio de uma escumadeira (repetir esse processo de formação de espuma pelo menos 2 a 3 vezes) e depois de frio coar.
A ghee pode ser mantida em temperatura ambiente (validade de 4 meses), mas para evitar formação de fungos e aumentar a durabilidade aconselho manter sob refrigeração (validade de 6 meses) !
Ghee pronta, agora é hora de soltar a imaginação !!! Use em torradas, refogados, preparo de massas, bolos, grelhados e até para estourar a pipoca !
Bora testar !
Nenhum comentário:
Postar um comentário