Como diria o famoso Chef francês Erick Jac quin ... o segredo de uma boa comida é o "Tompero" !!! Acredito que todos nós concordamos com essa afirmação, afinal o segredo da macarronada da Nona, da carne de panela da Mãe, do Churrasco do Pai, além do amor ... lógico, é o toque mágico que confere o sabor e transforma aquela preparação em uma receita única, exclusiva !!!!
Quando o assunto é tempero, a estrela principal, sem dúvida alguma é o sal ! Encontrado em diversas versões (refinado, grosso, marinho, light, rosa, etc) esse tempero pode se transformar de estrela à vilão quando o assunto é quantidade. Se consumido em excesso, o sódio (principal componente do sal de cozinha), pode causar ou agravar diversas doenças como Hipertensão Arterial, doenças renais, doenças cardiovasculares, conhecidas como doenças crônicas não transmissíveis (responsáveis por 63% dos óbitos no mundo e 72% dos óbitos no Brasil).
O brasileiro consome diariamente uma média de 12g de sal nas refeições, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de no máximo 5g ao dia !!! Entre os maiores vilões desse consumo exagerado estão os alimentos processados e ultra processados (embutidos, enlatados, comidas prontas,fast-foods,refrigerantes, salgadinhos, macarrão instantâneo, sucos industrializados e a maioria dos temperos prontos !!!).
Como estratégia para reduzir o consumo diário de sal (e consequentemente de conservantes e gordura) faz-se necessário o resgate do consumo de alimentos in natura. Pensando na saúde e qualidade de vida da sua família, que tal testar essa receita de sal de ervas que diminui em mais de 50% a quantidade de sódio em suas preparações ?
Anota aí !
A receita básica consiste em :
- 25 g de orégano desidratado,
- 25 g de manjericão desidratado,
- 25 g de salsinha desidratada,
- 25 g de cebolinha desidratada,
- 25 g de tomilho ( sálvia, alecrim outra erva de sua preferência)
- 25 g de sal marinho ou sal rosa ( pode ser moído ou grosso)
Bata tudo no liquidificador até virar um pó fino e acondicione em pote bem vedado.
Pronto ! agora é só substituir o sal refinado por essa mistura e agregar mais sabor e saúde às suas preparações.
Quem gostar de um sabor diferenciado é só agregar outros condimentos à mistura básica. Aqui em casa o pessoal adora acrescentar gergelim e linhaça tostados, uma pitada de pimenta cayena e alho desidratado.
A versão desse tempero usando ervas frescas também é uma excelente opção, uma vez que as ervas desidratadas já não possuem as mesmas quantidades dos componentes bioativos. Nesse caso é só bater as ervas frescas já higienizadas no liquidificador até formar uma pasta, agregar o sal e guardar em recipiente tampado na geladeira ( validade até 3 dias, no congelador até 30 dias).
Teste diferentes combinações e abuse da criatividade na hora de temperar o prato da garotada !
Nenhum comentário:
Postar um comentário